sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Shorin-ryu (estilo da pequena floresta)

O Shuri-te

Entre os mais famosos mestres do Shuri-te estão Yasutsune Anko Itosu (1832-1915), Anko Azato (1827-1906), Chomo Hanashiro (1869-1945), Chotoku Kyan (1870-1945), etc. Os seus alunos viraram mestres e criaram alguns dos conhecidos estilos atuais. Este ramo do Karate-do foi originariamente denominado Shorin-Ryu (sendo que “Shorin” é a pronuncia japonesa de “Shaolin”) e dividiu-se em três estilos principais chamados Kobayashi-Ryu, Shobayashi-Ryu e Matsubayashi-Ryu.

Alguns dos mais conhecidos mestres deste ramo do Karate-do são:

Chosin Chibana (1885-1969): continuou a linha de Shorin-Ryu do mestre Itosu chamando-a Kobayashi-Ryu (Shorin-Ryu). Depois da sua morte Katsuya Miyahira liderou o Shorin-Ryu Shido-kan e Shugoro Nakazato (1921-) o Shorin-Ryu Shorin-kan.

Gichin Funakoshi (1868-1957): aluno dos mestres Azato e Itosu e também do mestre Matsumura e outros mestres. É um dos responsáveis da difusão do Shuri-te no Japão. Apesar de não querer dar nome ao seu estilo, este ficou conhecido como Shotokan, um dos estilos mais difundidos hoje em dia. Entre seu alunos destacaram-se Shigeru Egami (1912-1981, Shotokai), Masatoshi Nakayama (1913-1987, NKK), Hidetaka Nishiyama (1928-2009, ITKF) e Hirokazu Kanazawa (1931-, SKIF).

Kenwa Mabuni (1889-1952): um dos melhores alunos do mestre Itosu. Também foi aluno do mestres Higashionna e Miyagui do Naha-te . Mudou-se para o Japão para ensinar Karate-do do estilo que primeiramente chamou Itosu-Kai até que em 1937 criou o estilo Shito-Ryu , que combina aspectos do Shuri-te e do Naha-te. O nome do seu estilo deriva da leitura alternativa dos caracteres (kanji) dos nomes dos seus dois mestres Itosu e Higashionna. Após a sua morte, seu filho Kenei herdou o Shito-Ryu e seu aluno Ryusho Sakagami continuou o Itosu-Kai Shito-Ryu.


Shoshin Nagamine (1903-1997): aluno dos mestres Ankichi Arakaki, C. Motobu, C. Kyan (Tomari) e Y. Itosu (Shuri), foi o fundador do Matsubayashi-Ryu. Seu sucessor foi seu filho Takayoshi. Junto com o mestre C. Miyagui criariam dois Fukyu-Kata, Kata comum às duas linhas de Karate-do (Shorin e Shorei).

Escola(Ryu) Shorin de Karate-do

A Escola(ryu) Shorin do Karate-do de Okinawa é Karate tradicional e ortodoxo descendente do Shuri-te.

A escola Shorin é a arte marcial mais antiga que se desenvolveu no intercambio cultural entre a Dinastia de Ryukyu e as dinastias da China e, “kata” básico da escola shorin “Naihanchi” que conserva nitidamente as caracteristicas de Hokuha Sorin (Shaolin do norte), arte chinesa que objetiva, principalmente, a ofensiva e defensiva montado a cavalo.

Como as características do Estilo Shorin, temos os seguintes pontos principais:

O método de respiração é com postura natural sem mostrar “suki” (momento instantâneo de desatenção, desproteção, descuido, imprudência, precipitação,etc ) e/ou “iro”( cor ou fisionomia do rosto) ao adversário e é importante dar um movimento rápido com inteligência. Portanto, não pode alterar a cor do rosto e, a respiração e inspiração não podem ser percebidas pelo adversário.

A aplicação da Força é de dentro pra fora e é importante concentrar a força instantaneamente. Portanto, apesar de que a linha de “enbu” (movimento das partes do corpo durante o exercício de arte marcial) seja reta, para o ataque e a defesa são exigidas agilidade aproveitando o movimento circular e, eles devem ser reunidos em um só movimento com rapidez e inteligência.

No estilo Shorin, por causa das suas características, há muito mais pessoas de vida longa , e nas épocas em que se dizia que a vida do homem era de cinqüenta anos, os mestres terminavam a vida com mais de oitenta anos. Este fato ratifica que esse estilo de arte marcial é a mais apropriada também para saúde .

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom

Postar um comentário

 

© 2009Shorin Ryu JP | by TNB