terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Karate-do no Japão

O Karate foi introduzido no Japão na década de 1920 e sofreu algumas modificações. Como foi dito anteriormente, o significado do ideograma (símbolo da escrita japonesa) Kara significava “Chinesa” e devido ao Japão e a China haverem entrado em guerra muitas vezes ao longo da história, inclusive poucos anos antes da entrada do Karate nas ilhas centrais, os japoneses não iriam aceitar essa arte no seu país. Além disso, o Karate não tinha, até então, um método de ensino formal e padrão, sendo ensinado por cada mestre segundo o seu gosto particular, nem mesmo havia um uniforme (gui) especial como os das outras artes marciais japonesas como o Kendo e o Judo, por exemplo. Tudo isso exigiu mudanças para que esta arte okinawense pudesse ser aceita pela sociedade e a cultura japonesa.

Funakoshi propõe a alteração de To-de para Karatê-Do (o caminho das mãos vazias) na sua obra: “O texto do Mestre” (karaté-do Kyohan).

O passo seguinte foi a adoção do karate-gui ("kimono") branco, um uniforme igual para todos, e o sistema de faixas e graduações de Kyu (faixas coloridas, da branca até a marrom) e níveis de Dan (do 1° ao 10° para os faixas-pretas) similar ao que era usado no Judo.

No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-do como arte marcial.

Posteriormente, no Japão, foram criados outros estilos de Karate-do, alguns dos quais são muito conhecidos no mundo todo:

· O mestre Hironori Ohtsuka (1892-1982) era praticante avançado de Ju-jutsu e aprendeu Karate-do com o mestre Funakoshi, quando este o introduziu no Japão, e posteriormente com o Mestre K. Mabuni. No ano de 1931, o mestre Ohtsuka decidiu fundar seu estilo chamando-o Wado-Ryu, sendo o primeiro japonês (não okinawense) a criar um estilo de Karate-do.

· Gogen Yamaguchi (1909-1989), previamente praticante de Kendo e outras artes marciais japonesas, aprendeu Goju-Ryu com Jitsuei Yogi e com o mestre Miyagui, quando este visitou o Japão central. Foi o criador da linha Goju-Kai no Japão.

· Matsutatsu Oyama (1924-1994), nasceu na Coréia e seu verdadeiro nome era Hyung Yee. Quando criança, no seu país natal, aprendeu Chabee (uma combinação coreana de Ju-jutsu e Kempo). Depois, aprendeu Karate-do Shotokan no Japão mas buscou novas formas de treinamento e de luta criando em 1961 o Kyokushin-Kai . Também teve a oportunidade de aprender e intercambiar técnicas com Gogen Yamaguchi e outros mestres de Karate-do e Kung-fu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Shorin Ryu JP | by TNB