domingo, 14 de março de 2010

Filme: Ip man



    O mestre Ip Man é um mestre de Wing Chun, uma arte marcial, que vivia numa cidade chinesa, reconhecida por ter muitas escolas de artes marciais.
    Apesar de ser o mestre mais respeitado, Ip Man é o único que não dá aulas, preferindo viver na tranquilidade da sua casa, na companhia da sua mulher e do seu filho. Tudo corria de feição para ele até que o japoneses invadem a sua cidade durante a II Guerra Mundial.
     Desesperado e sem mais nada para vender, ele vê-se obrigado a trabalhar para sobreviver e sustentar a sua família.
    No seu novo emprego numa mina de carvão, vai encontrar muitos dos antigos mestre da sua cidade, tudo porque o patrão, também um fã das artes marciais, dá preferência na contratação a pessoas ligadas a estas artes.
    Quando o cunhado da sua irmã é levado pelos japoneses, cujo o General local é também ele adepto das artes marciais, para combater em troca de um saco de arroz e não volta mais, Ip Man chega a conclusão que também vai ter de lutar, seja para vingar alguém, ou mesmo por um simples saco de arroz.


Yip Man existiu de verdade. Confira um pouco da sua história:

Yip Man
      Yip Man nasceu em uma família abastada, cujo templo era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o Trocador de Dinheiro", do estilo Wing Chun (ou Ving Tsun) de Kung Fu.
     Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação.
      Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor de seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais.
     Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido o Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun).
      Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não machucá-lo.
       Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota. O senhor finalmente se apresentou: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man.
    Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Fatshan.
     De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung.
    Yip Man, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego.
   Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Leeenfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado.
    Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da atualidade.
      Faleceu em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Shorin Ryu JP | by TNB